Moda e sustentabilididade: qual será o futuro dessa relação?
Por Regina Lima
Com a crescente conscientização sobre os impactos que diferentes indústrias causam ao meio ambiente, o mundo da moda é uma das áreas que está sendo repensada. Varejistas que antes praticavam o
fast fashion estão aderindo ao
slow fashion e
upcycling, termos que fazem parte da produção sustentável e estão cada vez mais frequentes no dia a dia de quem trabalha com a moda e quem deseja praticar o consumo consciente.
No entanto, quão longe a moda e a sustentabilidade podem ir juntas? Confira o que é esperado dessa relação.
Afinal, o que é moda sustentável?
A moda sustentável, ou
eco fashion, consiste em valorizar uma cadeia de produção mais vantajosa ao meio ambiente e ao consumidor, através de produção em menor escala das peças, que acabam por adquirir mais durabilidade e qualidade, evitando desperdícios, otimizando os processos dentro da indústria têxtil, economizando matéria-prima e/ou usando materiais reciclados.
Além disso, com a moda sustentável, as marcas se engajam na cultura e política de
zero waste, influenciando compradores a adotarem novos hábitos de consumo focados nos benefícios financeiros e sustentáveis a longo prazo. Com a nova forma de consumo e produção, também há um grande resultado positivo para a marca.
Como a sustentabilidade beneficia a indústria têxtil?
A economia é um dos maiores benefícios da produção consciente para a indústria têxtil, pois há uso mais inteligente de matéria-prima, menos desperdícios e maior foco na qualidade de cada peça que, consequentemente, acaba trazendo mais reconhecimento para a empresa.
Na DDX, são adotadas medidas sustentáveis que beneficiam não apenas o consumidor, como também os colaboradores que estão em cada etapa de produção. Assim, todos saem ganhando.
Quais são os planos para o futuro da moda e sustentabilidade?
Com a maior conscientização sobre os efeitos dos produtos químicos nocivos e resíduos de matérias-primas não biodegradáveis na natureza, a expectativa é que varejistas e negócios locais abracem mais e mais a sustentabilidade. Essa é uma realidade que já está em expansão, englobando todos os profissionais da indústria da moda e os compradores finais mais preocupados com seus impactos gerados pelos hábitos de consumo.
É possível ver as preocupações e o apoio de pequenas a grandes marcas quanto às causas ambientais, como é o caso das
iniciativas sustentáveis das lojas Renner, uma das maiores redes de moda do Brasil.
Ainda há muito caminho pela frente para neutralizar e diminuir o impacto da
fast fashion sobre o meio ambiente, mas com conscientização sobre iniciativas e novos hábitos de produção e consumo, é possível que todos os setores da moda possam colocar as atitudes sustentáveis em prática e se beneficiar de cada uma delas.
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